Alternativas para dançar online durante o isolamento social
O surto da nova da doença COVID-19 pelo novo corona vírus, nos levou a este momento singular em nossas vidas através do isolamento e quarentena. O isolamento vem trazendo grandes desafios para as pessoas que tiveram de mudar seus hábitos abruptamente para prevenção da saúde. Para os praticantes de dança o choque foi grande uma vez que aulas, workshops, bailes foram cancelados imediatamente a fim de evitar aglomerações e prevenir a disseminação rápida do vírus ,forçando o praticante de dança a buscar alternativas para dançar online.
Já para as escolas e profissionais (professores, djs, etc), o isolamento social está sendo uma catástrofe visto que além deles deixarem de fazer uma atividade que amam, afastar de pessoas que gostam e ainda tiveram sua fonte de renda reduzida drasticamente.
Durante este período as escolas de dança e profissionais tiveram de se reinventar rapidamente investindo nas seguintes medidas para manter alguma proximidade e iteração com alunos e deixar a dança viva neste período.
Aulas Online Gravadas
Os profissionais e escolas de dança têm gravado aulas resumidas contendo dicas, técnicas , passos e disponibilizando nas suas redes sociais. Normalmente,são aulas mais curtas e menos detalhadas( com cerca de 5 a 20 minutos de duração) que as aulas presenciais (normalmente 50 minutos),mas pode ser interessante para relembrar algum passo,receber dicas, ter ideias, etc.
O Youtube, é a rede social onde mais se destaca pela quantidade de aulas disponíveis , clicando aqui , você pode conferir uma lista de aulas online disponibilizadas no Youtube.
Aulas ao vivo na Internet
As aulas ao vivo estão sendo feitas através de duas principais ferramentas: lives nas redes sociais e aplicativos de videoconferência.
Os profissionais e escolas de dança divulgam links para lives nas suas páginas nas redes sociais (facebook, youtube, instagram, etc) sobre um tema ou ritmo específico da dança. Estas aulas normalmente são grátis e abrangem qualquer seguidor que as escolas tenham nas redes sociais
Já as aulas por aplicativos de videoconferência, principalmente o zoom, são mais privativas, normalmente pessoas que já frequentavam a escola de dança responsável pela transmissão e normalmente são pagas. As aulas por videoconferência são mais detalhadas e imersivas onde o praticante pode falar diretamente com o professor e outros participantes.
Desta forma o praticante de dança pode aprender ou revisar um passo, tirar dúvidas, manter-se em contato e se divertir ao dançar online.
Nesta página, você pode encontrar uma lista de escolas de dança com suas respectivas redes sociais.Veja se alguma destas escolas está disponibilizando aulas de seu interesse.
Bailes online
Casas noturnas, DJs e escolas de dança passaram a tentar levar os bailes para a internet através de trasmissões ao vivo de músicas tocadas em bailes em seus canais nas redes sociais. É uma ótima forma de animar uma noite em casa e dançar online, não é?
Casas noturnas e DJs tem usado o Youtube como principal plataforma. Alguns canais convidam até bandas ao vivo para participar das lives como o canal do Canto da Ema onde cada sextas, sábados e domingos é feita uma transmissão ao vivo online de bandas de forró.
Já as escolas de dança tem utilizado mais o aplicativo zoom onde os bailes onlines normalmente são divulgados nas suas respectivas páginas do facebook e instagram.
Cursos de Dança Online
Houve uma grande explosão de cursos online para aprender dançar. Diferentemente das aulas ao vivo que não tem uma sequência didática de aulas definida, num curso as aulas online devem ser organizadas de forma clara de acordo com o nível do praticante alvo de dança (iniciante, intermediário, avançado, etc) . O curso é uma solução interessante caso não queira ficar perdido sobre o que aprender, seguindo uma sequência definida por um profissional da área. Normalmente,os cursos online de dança são pagos.
Nesta página, você pode encontrar uma lista de cursos online disponíveis na internet.
Então, e você? Como está passando ou passou este momento de isolamento social? Continuou dançando?Usou o tempo livre em casa para começar a aprender dançar?